Unidos pela Arquitetura

Quando a escolha profissional foi decidida, ainda jovens e sonhadores, Giovani e Tais Marchetti Bonetti não imaginavam que seria a universidade o local onde arquitetariam suas vidas. Unidos pelas maquetes no curso de Arquitetura e Urbanismo, o casal inicialmente se tornou amigo e, de uma linda amizade, nasceu uma história de amor que permanece até os dias de hoje.

Apesar de um cronograma repleto de atividades relacionadas à execução de projetos, que incluem noites de trabalho, há também as viagens de lazer e o cuidado com suas filhas adolescentes. Estes detalhes, avalia o casal, é o que transformam a rotina de ambos em uma vida unida, tranquila e saudável. Eles acreditam que o sucesso dessa união está em saber dividir as atividades profissionais de suas vidas particulares. “Este é o segredo para estarem juntos em harmonia”, ponderam.

Os arquitetos acreditam que uma de suas missões de vida é transmitir aos colegas colaboradores um pouco do que aprenderam em suas trajetórias. Ao citarem a família, a emoção transparece. Eles sonham em deixar uma base sólida para que suas filhas busquem satisfação em suas profissões e também na vida pessoal.

A dupla é responsável ainda pela identidade visual e padronização arquitetônica de toda a rede franqueada Formaplas.

 

 

Em meios aos projetos, uma história de amor

Projetos, viagens, vinhos, mar e surf são palavras que estão presentes na rotina do casal Janaina PrevedelloDarley Voltolini, ela designer de interiores, ele arquiteto. Ele não vive sem o surf, ela não resiste a uma boa gastronomia. Geralmente é depois da praia que eles vão desfrutar dos prazeres de uma boa mesa, assistir a um bom filme ou viajar.

O casal, além de viver junto, também  divide o mesmo ambiente de trabalho na EA+Stúdio Arquitetura, uma tarefa que só quem vive  a realidade sabe o desafio que é saber separar o pessoal do profissional. Mas é assim, tendo o respeito mútuo, que o casal convive em harmonia há 11 anos. “Com toda relação, vamos fazendo ajustes no dia a dia”, declara Janaina. O respeito inclui aceitar o conhecimento e a maneira de trabalhar de cada um quando há projetos em comum, fazendo com que a soma de ideias renda bons resultados para a empresa.

De todos os projetos, de um eles nunca discordaram: o nascimento da filha Mel, hoje com oito anos de idade e que é a alegria da casa.

A parceria com a Formaplas, que é de longa data, tem formado projetos perfeitos. As características da dupla casam perfeitamente com o perfil da marca que preza pela qualidade e criatividade dia após dia.

 

Profissionais de Santos são premiados pela Formaplas

Todos os anos a Formaplas premia os profissionais que mais especificaram a marca em seus projetos. Eles são agraciados com viagens que contemplam um roteiro internacional. Os profissionais de Santos não ficaram de fora. Em uma noite de confraternização, as arquitetas Fernanda Lins e Melba Nadais e a consultora de vendas Juliana Carvalho receberam, oficialmente, a notícia de que fariam uma viagem rumo à Costa Amalfitana, na Itália. A visita,  que ocorreu ao lado de outros profissionais do Brasil que também foram contemplados, durou uma semana. A ação faz parte do Programa Senses da Formaplas que prestigia seus mais importantes parceiros. Atualmente, a Formaplas  é uma das indústrias de móveis  de luxo mais importantes do Brasil e está presente em 18 localidades do país, destacando-se pela inovação e exclusividade de seus projetos.

Formaplas marca presença no Campinas Decor 2014

Sempre presente nos maiores eventos de arquitetura do país, a Formaplas aparece mais uma vez em uma das maiores mostras do interior paulista, o Campinas Decor, que ocorre desde 1996 e reúne as últimas tendências do mercado. O evento, que termina no dia 15 de junho, está com exposição de 42 ambientes internos e externos, sendo que em três deles o mobiliário da Formaplas se faz presente chamando a atenção dos profissionais da área e dos visitantes.

Os destaques ficam para a Sala de Almoço, projetada pelas arquitetas Sueli Cardoso e Cláudia Poltronieri; o Loft, que ficou aos cuidados de Elaine Carvalho; e o Espaço Gourmet, com assinatura de Andréa Barroso. Uma das novidades utilizada em alguns projetos foi a linha High Gloss. Sua características são o brilho constante e duradouro, o acabamento de alta performance, resistência que substitui os vidros usados em cozinhas e evitam acidentes ocasionais. A nova linha conta com uma cor exclusiva, criada pelos designers da empresa, o azul capri, que segue as tendências internacionais e vem conquistando profissionais de todo o mundo.
 

SALA DE ALMOÇO

SUELI CARDOSO E CLAUDIA POLTRONIERI

Inspirado no dinamismo e modernidade de uma jovem família, o ambiente foi projetado para ser o local ideal tanto para as refeições diárias quanto para os encontros e planejamentos do cotidiano. O grande desafio foi encontrar elementos que proporcionassem este cenário lúdico que pudesse atender de maneira prática e funcional todas essas necessidades. As cores quentes remetem a um charmoso clima retro ao passo que a linha High Gloss Capri, da Formaplas, vem dar o conceito de modernidade, mostrando que a mistura de tendências e conceitos pode ser algo bem agradável. O lustre e os detalhes em tons vibrantes compõem com o exclusivo projeto da mesa de madeira em laminado, propiciando um mix de design e beleza que envolve e mexe com a criatividade de quem passa pelo local

LOFT EC

ELAINE CARVALHO

Dentro de um espaço de 140m² foi criado um loft com 80m² de área construída, onde a simplicidade é a peça-chave. O uso correto dos materiais e a reciclagem demonstram a responsabilidade ambiental do projeto. Não existe espaço para excessos. Elementos naturais conferem conforto para essa simpática morada, que ganha clima de férias ou final de semana. Um espaço feito para descansar o espírito e recarregar as energias da alma. Peças modernas se misturam com artesanais com equilíbrio e delicadeza. As cores invadem o ambiente oferecendo alegria e satisfação em estar ali. A Formaplas está presente nos armários e puxadores da cozinha e do quarto. A arquiteta quis valorizar o brilho da linha high gloss que oferece efeito constante e refletivo. As várias possibilidades proporcionadas por uma cartela ampla de produtos, permitiu um resultado muito satisfatório para a arquiteta.

 

ESPAÇO GOURMET

ANDREA BARROSO

O Espaço Gourmet transforma o simples ato de cozinhar em um evento de culinário, constituindo um ambiente aconchegante e sofisticado, onde preparar alimentos se torna um hobby. As portas envidraçadas proporcionam a bela visão da piscina e do jardim, fazendo com que o ambiente fique mais despojado e agradável. Há uma churrasqueira a gás, forno, fogão e balcão frigorífico, todos  eletrodomésticos de ponta que ajudam no momento de descontração. Uma horta de onde são tirados os temperos frescos complementa o cenário. Assim, é possível receber os amigos com o que há de melhor. A Formaplas está presente puxadores de inox e a cozinha toda da linha Radyx Thallys.

Da amizade ao amor pleno

Nas entrelinhas da união de um casal, o amor se arquitetou. Mal sabiam eles que aquelas aulas de Topografia seriam o começo de uma família sólida baseada em um relacionamento duradouro. Eram apenas colegas e os anos foram se passando. O tempo foi um dos personagens principais, o que se encarregou de marcar um encontro para Aline Nardi e Eduard Nardi. A arquitetura desenhou uma coincidência: ambos foram contratados pela mesma empresa a trabalho. Essa volta aos tempos da faculdade transformou o que era amizade em um lindo namoro.

Conversar sobre assuntos que saiam da área de Arquitetura, não levar trabalhos para casa e passar mais tempo com os filhos, esses são alguns dos acordos do casal para quebrar a rotina profissional e manter a família unida. Da amizade  ao namoro, depois o casamento, a única coisa que mudou foi o tamanho da família, que começou a crescer quando Natália veio, há 17 anos, seguido do Pedro, três anos e Artur, que completa o quinteto há um ano.

Um casal que sonha constantemente com as viagens da família pelo mundo. Para onde será a próxima viagem? Nem eles sabem,  mas, com certeza, será maravilhosa, já que a sintonia entre estar bem profissionalmente e com família, isso sim, é prioridade na vida de Eduard  e Aline.

Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana, na Itália, é o destino do grupo de profissionais da arquitetura que mais utilizou a marca Formaplas em seus projetos em 2013. O prêmio, que faz parte do Programa Senses Formaplas, é entregue todos os anos pela empresa e prestigia os vencedores com um roteiro internacional de dar inveja. O grupo embarcou no dia 01/05 para desfrutar no prêmio.

Formaplas recebe convidados para jantar na Casacor 2014

Evento marcou o lançamento da campanha dos namorados que homenageia os casais arquitetos parceiros da marca

Celebrar o amor, a amizade e uma parceria de sucesso. Estas foram as temáticas do encontro realizado pela Formaplas nesta semana, no ambiente Catarina Põe à Mesa, na CasaCor 2014. A Formaplas recebeu arquitetos, fornecedores e parceiros para uma noite regada a vinho e culinária com pratos portugueses assinados pelo chef  Robson Kalil. Os vinhos degustados foram apresentados pela Mayer Distribuidora, que ofereceu uma carta composta por vinho branco, tinto e espumante. A Formaplas aproveitou o mês dos namorados (junho) para lançar uma homenagem aos casais de arquitetos, entre eles, o casal anfitrião Dirlene Serrano e Ricardo Fonseca, da Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura, que assinou o ambiente da Santur, o  “Catarina Põe à Mesa”.

Créditos: Carlos Eduardo Silva

Dos bancos da faculdade para a vida

Quando o destino está decidido a unir a vida de duas pessoas, não tem o que o faça parar. Foi o que aconteceu com o casal de arquitetos Dirlene Serrano e Ricardo Fonseca. Em 1986 os dois se conheceram no elevador do prédio onde moravam, quando Ricardo era funcionário da Formaplas e de lá por diante a uma série de encontros despretensiosos aconteceram. Dirlene ainda não se decidira por qual profissão seguir e quando escolheu a arquitetura não imagina encontrar Ricardo no seu primeiro dia de aula. Ele já estava na segunda fase e ela acabara de ingressar. Eis que um belo dia, a futura arquiteta decidiu adiantar uma matéria de uma fase avançada e, para sua surpresa, Ricardo também decidira fazer o mesmo. Era o destino, mais uma vez, intercedendo pelo futuro casal.

O casal não se largou mais de lá para cá. São parceiros na vida e na profissão e seguem mantendo a união tendo como base a “paciência” um com o outro. Um dos trabalhos de destaque do casal é o ambiente “Catarina Põe à Mesa”, que pode ser visto na CasaCor 2014, localizado na WOA Simphonia, até dia 15 de junho. No ambiente, foram utilizados produtos da linha High Gloss com cores  exclusivas da Formaplas.

Em meio a uma vida agitada de tanto trabalho, é imprescindível para o casal se “policiar” para não falar de trabalho em casa.  Para relaxar, o casal assiste filmes e costuma viajar.  O filho de 9 anos, Roberto Serrano Fonseca é o fruto da união do casal que tem o desejo de viver a vida plenamente sempre com viagens, amor e paz.

 

Salão de festas com conforto de uma casa

Ambiente leva assinatura da Medeiros Oliva Arquitetura que utilizou móveis Formaplas, marca reconhecida nacionalmente pela exclusividade e sofisticação de seu mobiliário


O escritório Medeiros Oliva Arquitetura recebeu a proposta de criar um salão de festas para um prédio residencial localizado no Centro de Florianópolis. A única exigência do cliente foi que o espaço comportasse o maior número possível de pessoas sentadas. O escritório foi além ao propor sair do “convencional”. “A ideia foi fugir dos tradicionais salões de festas. Queríamos que esse espaço fosse a extensão das residências dos moradores”, explica a arquiteta Karina Ferreira, sócia-proprietária do escritório.

Para fazer com que o morador se sinta em “casa”, a Medeiros Oliva e Arquitetura utilizou um conjunto de composições para transmitir essa sensação. Foram utilizados móveis da Formaplas em tons neutros e atemporais. Da marca, foram utilizados os acabamentos Trama Chablis e vidro refletente Grigio, que compuseram harmonicamente com os eletros em inox e o granito preto absoluto. O tom neutro também foi escolhido para harmonizar com a parte de marcenaria. Por se tratar de um salão de festas, local onde circula um grande número de pessoas, tiveram preferências os materiais mais resistentes, que não deixassem de ser bonitos e usuais.

Formaplas compõe cozinha de bistrô inspirada no Sul da França

O ambiente foi projetado para unir a cozinha residencial do chef  Vitor Gomes e o restaurante Ponto G

 

O arquiteto Rico Mendonça recebeu um desafio do renomado chef Vitor Gomes, do Bistrô Ponto G: criar um espaço gourmet  que unisse a cozinha de sua casa, restaurante para receber os clientes, espaço para degustação e também realização de aulas gastronômicas. O resultado é um ambiente polivalente,  com detalhes inspirados na Riviera Francesa, Sul da França, onde Gomes morou.

“A obra é uma colcha de retalhos, pois foram reunidos diversos fragmentos, a fim de criar a atmosfera do bistrô”, explica Mendonça.  A Riviera Francesa se faz presente em itens como o paneleiro e o apoio de livros que decoram e facilitam o dia a dia.  O coração de todo o espaço é a ilha, de onde se pode observar todos os ângulos do bistrô. A bancada Formaplas traz traços contemporâneos e tem textura amadeirada no corpo dos móveis. A pia, também da Formaplas, leva tampo de inox que foi escolhido para contrastar com o tom rústico do ambiente.

Um das ideias foi trazer à tona traços da memória afetiva, retratadas com peças do mobiliário pessoal do chef e que deram o toque de “casa” ao estabelecimento. O vermelho-sangue foi a cor que predominou, pois, além de aquecer o ambiente, mexe em sentimentos como fome e paixão. O tom vibrante aparece em vários pontos, sendo alguns deles nos tecidos, na geladeira e na moldura do espelho sobre a pia.